quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tecnologia e Consumo Entrevista Globo News



Tecnologia e consumo consciente - "Fique de olho".

Muitas pessoas se preocupam com o comportamento de compra dos clientes, mas se esquecem da importância da cultura de mídia dos usuários.Dessa maneira é importante estarmos atentos aos meios de comunicação, sejam eles televisivos, por meio da internet ou outros meios que a publicidade utiliza para invadir nossas casas induzindo pessoas das mais diversas idades a consumir.Você sabia que 58% da população brasileira pertencem às classes C e D e que esse povo todo usa a Internet, sabe que vê TV e tem email, Orkut, facebook, entre outros. Portanto não faltarão meios para que produtos cheguem às nossas casas, o que precisamos é estar atentos para discernir, que produtos são realmente bons, que tecnologia foi utilizada, se proporciona benefícios ou é apenas marketing para instigar o consumidor a comprar. No vídeo acima apresentado, podemos perceber que a tecnologia está sendo usada a serviço da saúde e bem estar das pessoas. O fisioterapeuta Marcelo Luiz de Souza chama atenção para questão de preços, dizendo que nem sempre o mais caro é o melhor. Nesse caso a tecnologia está a serviço da saúde. E assim por diante. Mas o que importa disso tudo é construirmos uma relação de consumo cosnciente com os produtos que realmente são necessários, e não todos os produtos que desejamos só porque está na moda, todo mundo usa. Essa reflexão foi muito bem discutida na Sessaõ Integradora com a nossa palestrante Elisabeth Dantas (curso de Pós Gradualção em Tecnologias e Novas Educações - UFBA(2010/2011) trabalahndo o tema "Marketing e Educação", em que foi bastante debatido a quastão da publicidade e propaganda,principalmente quando esta está direcionada para o público infantil.E para que esse público infantil construa uma cultura de consumo cosnciente, se faz necessário e importante a presença de um adulto que direcione essa criança a estabelecer valores e escolhas conscientes diante da cultura de mídias, que quer antes de tudo vender seus produtos a todo custo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário