quarta-feira, 2 de março de 2011

A PRÁXIIS PEDAGÓGICA FRENTE ÀS CRISES DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

O texto de Bonila “A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX”, nos faz refletir sobre qual é o novo papel da ciência e como os sujeitos estão lidando com o conhecimento frente a todas as mudanças do mundo contemporâneo. Apresenta as transformações vivenciadas na sociedade e no âmbito escolar, em que essas mudanças acontecem mais velozes do que no passado.
Bonila aborda uma concepção dessas transformações ocorrida na sociedade, comparando a cosmovisão da sociedade Medieval, da sociedade Moderna, e da sociedade contemporânea, em uma ordem atemporal (eterna). Dessa maneira, o homem, a natureza e a sociedade eram comparadas a uma imagem de ordem eterna, sendo que as relações entre eles estavam apoiadas na religião e na filosofia.
As alterações na sociedade são observadas comparando a cosmovisão medieval que era de uma ordem atemporal, cada coisa tinha seu lugar no espaço, enquanto na cosmovisao da modernidade hegemônica, até hoje, o pensamento se volta apenas para as tecnologias da escrita e da linguagem. Já a cosmovisaõ da contemporaneidade tem mostrado que nenhum sistema pode ser visto de forma isolada por completo e autodeterminado, pois este deve ser olhado sob o viés das possibilidades.

Diante dessas diferentes cosmovisão de ordem, a autora contextualiza a realidade escolar, destacando que a cosmovisão da modernidade continua hegemônica, e a instituição escolar "Contemporânea" trabalha no sentido da reprodução e transmissão do modelo hegemônico, fechada à exterioridade, não respeitando o contexto social a que os alunos estão inseridos. Enfatizando que enquanto a noção de ordem dentro da escola é da modernidade, fora da mesma tende a ser da cosmovisão contemporânea e não ocorrendo comunicação entre esses dois mundos.
Bonilla diz que a práxis pedagógica não está alcançando toda a complexidade do mundo atual, então se faz necessário que ocorra uma transformação profunda na escola, nas concepções de família, trabalho etc, neste contexto social que interage escola-sociedade-indivíduo. Incorporando as novas formas de ser, pensar e agir que estão emergindo na contemporâneidade, principalmente com a presença das tecnologias da informação e da comunicação (as TIC), que estão presentes na vida de todos, principalmente das crianças e dos adolescentes, de uma maneira muito natural.

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